408ª Reunião do Grupo ASERT

408ª Reunião do Grupo ASERT

No último dia 09 comemoramos, juntamente com a homenagem às mães, os 34 anos de fundação do ASERT!

Como em todas as reuniões foi seguida uma pauta, organizada previamente pela coordenação, incluindo sempre um momento para desenvolver a espiritualidade e uma palestra com um tema inovador do universo de gestão de pessoas.

Nesse encontro, a Coordenadora Geral Adalgisa conduziu, com maestria, uma vivência sobre o desapego, por meio de um exercício prático e uma meditação conduzida (Yoga Mudra – Raissa Zoccal) disponível em: https://youtu.be/oHjeGRqoS3E

Ana Célia, Coordenadora de Eventos, exibiu um emocionante vídeo em homenagem às mães sobre o Amor Incondicional. Em seguida alguns integrantes manifestaram suas reflexões sobre o tema abordado.

Em todo encontro mensal há também uma confraternização por meio de um lanche no qual comemoramos os aniversários do mês. Nesta reunião foram comemorados os aniversários de Joelma, Lilian, Maria do Carmo e Rosângela.

Após o intervalo há o “Pinga Fogo”, momento no qual os participantes divulgam vagas, trocam experiências e compartilham alguma informação sobre o seu trabalho.

No “Pinga Fogo” dessa reunião a Cofundadora Beatriz Alves reassumiu a Coordenação de Comunicação do ASERT, visando impulsionar o site e redes sociais do grupo. Será assessorada por Monique Rodrigues e Ana Rita.

A palestra foi ministrada pela Google Inovator, Mestre em Educação e Especialista em Confusões Criativas – Manu Bezerra – com o título “Educação na Era do Like – Querer, Dizer e Fazer. ”

O FUTURO DA EDUCAÇÃO

Nós construímos hoje…no processo das interações humanas!

Educação para a contemporaneidade. Se quisermos um novo mundo precisamos mudar a maneira de fazermos ele funcionar. O foco do processo educativo deverá ser na aprendizagem e não no ensino: Educação perpétua, sujeitos de aprendizagem, tecnologia sem pirotecnia, matriz de engajamento e design de experiências.

A Tecnologia (Uso da ferramenta) deve estar vinculada à funcionalidade e intencionalidade. Proporcionando, Co-criação entre as equipes, ou seja, Inovação – Querer, Dizer – Fazer. Gerando menor discurso e maior prática, aprendizagem baseada em cenários de prática

Levar em conta o tempo de atenção do aluno, são apensa vinte e cinco minutos de atenção – portanto os projetos devem ser mais curtos, trabalhar por rotatividade, propor novos desafios.

Micro aprendizagem – para tempos de economia de atenção propõe: – Comunidades íntimas de aprendizagem; – Conteúdos em drops; – Aprendizagem por pares; – Aprendizagem contínua.

Estamos lidando com Novos Mindsets – que: Produzem conteúdo; Saber da experiência; Construção pela experiência; Competência técnica – Habilidades.

Não importa o diploma – formação acadêmica. O processo de aprendizagem está focado no COMO FAZER.  Educação MAKER – mão na massa. Sob a Lógica de REDE, a Lógica ORGÂNICA.

A APRENDIZAGEM EFETIVA leva em consideração a relação de FELICIDADE – Amigos, Pertencimento e Integração.

Sugestões bibliográficas:
Escolas Criativas – Ken Robinson
Design Thinking – Carolina Costa Cavalcanti & Andrea .
Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora – Lilian Bacich & José Moran



Admin

Comments

  1. Rosa Ricoi Says: junho 8, 2019 at 10:10 pm

    Bia, a sintese da reuniao ficou excelente! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *